Equipamentos Optométricos

Custom Search

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Exame do Fundo de olho ou Fundoscopia




Para obter sucesso em um exame de fundo de olho depois de uma anamnese completa do paciente, umas  primeiras medidas a serem tomadas  é a  diminuição da luz do ambiente deixando-o semi,
ou completamente escuro.


Os passos seguintes irão ajudar o praticante a obtenção de resultados satisfatórios:

1. Para o exame do olho direito, sentar ou ficar no lado direito do paciente.

2. Selecione "0" no disco de lente iluminada do oftalmoscópio ecomeçar com a abertura pequena.

3. Leve o oftalmoscópio na mão direita e segure-o verticalmente em frente do seu olho direito com o feixe de luz direcionado para o paciente e coloque o dedo indicador direito na borda do mostrador lente de modo que você será capaz de mudar de lentes facilmente, se necessário.

4. luzes da sala escura. Instrua o paciente a olhar para a frente em um objeto distante.

5. Coloque o oftalmoscópio cerca de 6 polegadas (15 cm) na frente e ligeiramente para a direita (25 °) do paciente e dirija o feixe de luz para dentro da pupíla. Um "reflexo" vermelho deve aparecer quando você olhar através da pupila.

6. Descanse sua mão esquerda na testa do paciente e com o polegar na pálpebra superior perto dos cílios. 

Enquanto o paciente é fixar-se em um objeto especificado, manter o "reflexo" em vista e, lentamente, mover em direção ao olho do paciente. O disco óptico deve entrar em exibição quando você está prestes 1 a 2 polegadas (3-5 cm) a partir do paciente. Se ele não está focado claramente, gire lentes com o dedo indicador até que o disco óptico é tão claramente visível como possível. A hipermetropia, ou clarividente, olho requer mais "plus" (verde números) lentes para foco claro do fundo; o míope, ou míope, olho exige "menos" (números vermelhos) lentes para foco claro.

7. Agora examine o disco para maior clareza de esboço, cor, elevação e condição dos vasos. Você pode seguir cada vaso por dentro do olho. Para localizar a mácula, ponha o foco no disco, em seguida, passar a luz cerca de 2 diâmetros de disco temporalmente. Você também pode ter o olhar do paciente para a luz do oftalmoscópio, que automaticamente coloque a mácula à sua vista. Procure por anormalidades na área da mácula. O filtro livre de vermelho facilita a visualização do centro da mácula.


Dr. F. Javier Goñi Foncillas
Clique na seta para ver o simulador


8. Para examinar a extrema periferia, instrua o paciente para:
• Olhe-se no exame da retina superiores
• Olhe para baixo para o exame da retina inferior
• Olhe temporalmente para exame da retina temporais
• Procure por via nasal para exame da retina nasal.
Esta rotina irá revelar quase ou qualquer anormalidade que ocorre no fundo do olho.

9. Para examinar o olho esquerdo, repita o procedimento descrito acima, massegure o oftalmoscópio em sua mão esquerda, em posição de esquerda do pacientelado e usar seu olho esquerdo.

Veja Também

Postagem em destaque

Câmara aprova exame de vista obrigatório no ensino fundamental

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 5963/01, do deputado Milton Monti (...